A história do café solúvel
Conhecido por sua praticidade, agilidade de preparo e um sabor surpreendente, o café solúvel pode ser encontrado em inúmeros lugares no nosso dia a dia, como empresas, comércios e até ambientes domésticos. No entanto, a dúvida é: qual sua origem?
Conforme registros datados de 1838, a bebida surgiu nos Estados Unidos, época em que o congresso estadunidense obrigou o exército a enviar café aos seus soldados, mesmo em campo de batalha. Entretanto, o mais surpreendente era que o extrato de café chegava em forma líquida.
Após a guerra, Satori Kako, um químico japonês e residente de Chicago, começou a estudar a melhor maneira de se obter esse tipo de café, mas que preservasse suas principais características, como consistência, sabor e aroma. Contudo, somente em 1901 ele finalmente conseguiu desenvolver o café em pó instantâneo, que foi vendido em uma grande exposição de Nova Iorque.
Após a exposição, a bebida foi aprimorada ao longo do tempo. Confira:
– Em 1906, George Washington adaptou a ideia do químico para um café solúvel ainda mais refinado, mas com o objetivo de ser comercializado em grande escala.
– Durante a Segunda Guerra Mundial, o café solúvel foi muito consumido pelo exército americano, chegando a 100 mil kg do produto.
– Já nos anos 50 qualquer um poderia encontrar diferentes tipos de café solúvel.
– Somente em 1937 o produto ganhou sua verdadeira fama pelo mundo, incluindo o Brasil.
– Após os anos 40, junto ao Departamento Nacional do Café, agricultores produziram o pó de café solúvel em água com características próximas das que conhecemos hoje em dia.
Sem comentários